Secar roupas ao sol, você sabe, também faz com que elas cheirem bem. Há uma razão científica para isso, é o que é.
O verão é a época perfeita para lavar e secar roupas. Apesar do quente e da fadiga em pendurá-las, de fato, secar roupas ao sol é a maneira ideal de deixá-las com um cheiro ótimo. Mas por que isso acontece? O motivo é científico, vamos descobrir qual é;
SECAR ROUPAS AO SOL FAZ COM QUE ELAS FIQUEM CHEIROSAS
Ao contrário do inverno, o verão garantemais dias ensolarados. E lá se vai o medo de desembrulhar as roupas e encontrá-las com um cheiro ruim de umidade. Isso acontece porque a ação do sol torna nossas roupas mais perfumadas. Isso foi demonstrado por pesquisadores da Universidade de Copenhague, que se propuseram a descobrir por que isso acontece.
O experimento que levou a essa descoberta consistiu em lavar com água limpa 3 toalhas de algodão de qualidade média. Depois disso, os pesquisadores esticaram as três toalhas de três maneiras diferentes para demonstrar que a técnica de secagem afeta o odor final da roupa que está sendo pendurada. Portanto, as toalhas foram penduradas em uma sala fechada, em uma área externa sombreada e sob luz solar direta em uma varanda.
Após o tempo necessário para as toalhas secarem, os pesquisadores colocaram as três toalhas em um saco e as deixaram lá por 15 horas. No final do experimento, os especialistas examinaram os diferentes produtos químicos que cada toalha havia emitido;
O resultado do experimento: o sol cria um perfume
Os pesquisadores se concentraram especialmente nas substâncias talhas de secagem. Em particular, aquelas que secaram sob o calor do sol produziram substâncias como aldeídos e cetonas. É interessante notar que essas são as moléculas das flores.
Os aldeídos, especificamente, produzem um cheiro doce e frutado semelhante ao da vanilla. As cetonas, por outro lado, têm um aroma mais suave e delicado. Mas não termina aí: entre as substâncias produzidas pelas toalhas colocadas ao sol também estavam o pentanal e o nonanal, dois elementos que produzem um aroma semelhante ao das rosas e das frutas cítricas.
Claramente, então, é a ação do sol que produz um cheiro agradável em nossa secagem de cabelo. Mas por que isso acontece? Os estudiosos não conseguiram dar uma resposta definitiva a essa pergunta. Entretanto, eles acreditam que entre os elementos luz solar, radicais livres e ozônio podem estar envolvidos.
O último, em particular, tem o poder de mutar certos químicos em cetonas e aldeídos. Os raios ultravioleta contidos na luz solar, portanto, podem excitar certas moléculas levando à formação de radicais livres. Esses radicais se unem a outras moléculas e produzem os elementos químicos responsáveis pelo cheiro cheiro em nossa roupa pendurada para secar.
O que acontece com os panos estendidos sob a luz do sol é muito semelhante ao efeito que os raios solares têm em um gramado molhado. Muitas vezes é possível sentir o cheiro agradável e fresco da grama aquecida pelo sol após uma chuva forte, e um processo semelhante ocorre com nossa lavanderia.
Após o espanto e o desânimo inicial com essa descoberta, tudo o que resta é aproveitar esse maravilhoso processo natural para desfrutar de roupas frescas, secas e perfumadas.