Você tem um lindo pé de alecrim no jardim e percebe algumas pontas amarelas? Aqui está o motivo pelo qual isso acontece.
Alecrim
Alecrim – Nanopress.it
O pé de alecrim é uma das plantas mais comuns de se ter no jardim, tanto pela facilidade de cuidado quanto pela utilidade na cozinha. De fato, é um condimento muito utilizado na culinária italiana, que enriquece e dá sabor a muitos dos nossos pratos. No entanto, apesar de ser bastante resistente, também pode sofrer. Um dos sinais comuns é o amarelamento das folhas.
POR QUE O ALECRIM FICA COM AS FOLHAS AMARELAS?
Como mencionado, o alecrim é uma planta bonita para se ter no jardim ou em um vaso na varanda, e o motivo é simples. Primeiramente, é uma planta atraente, e suas folhas são empregadas em muitos pratos italianos. Seja em um molho ou em um assado, ele adiciona aquele sabor extra que muitos adoram.
Problemas com o alecrim
Folhas amarelas alecrim – Nanopress.it
Além disso, é uma planta muito fácil de cuidar, é resistente e não requer muita atenção além de água para crescer e sobreviver. No entanto, como todas as plantas, o alecrim pode apresentar algumas dificuldades, como o amarelamento das folhas.
Esse problema não é tão grave ou insuperável, mas precisamos agir rapidamente para que não afete toda a planta. Nesse caso, há o risco de perdê-la completamente. Identificar que o pé de alecrim está sofrendo é fácil, já que os sinais são claros: são as folhas amarelas e algumas manchinhas marrons. Mas quais são as causas?
Causas das folhas amarelas no alecrim
O fato do alecrim apresentar folhas amarelas pode ter vários significados, mas é um sinal claro de um problema com a planta. O importante é descobrir a causa, pois assim poderemos agir rapidamente para resolver o problema desde o início. A situação é bastante variada e na maioria dos casos está ligada a fatores ambientais e climáticos.
Alecrim e problemas
Folhas amarelas planta alecrim – Nanopress.it
O primeiro ponto a ser considerado é que o alecrim gosta de estar exposto ao sol, e se isso não acontece ou se ocorre por pouco tempo, o primeiro sinal de sofrimento é o amarelamento das folhas. No entanto, se o amarelamento se limitar a algumas folhas na parte interna do arbusto, podar a planta será suficiente. Este é o remédio mais eficaz.
Outra situação em que o alecrim fica amarelo é a falta de água. Isso pode parecer estranho, já que se sabe que o alecrim é uma das plantas mais resistentes à seca, mas se estiver plantado em um vaso, a situação muda. O mesmo vale se a planta for muito jovem. Outro aspecto ligado ao clima é quando há muitas mudanças bruscas de temperatura. Se a planta estiver exposta a geadas intensas, as folhas amarelam. Nesse caso, cobrir a planta com um lençol é suficiente.
Assim como a falta de água pode causar o amarelamento das folhas, o excesso também não é bom. O acúmulo de água não faz bem à planta, tanto se estiver plantada no solo quanto se estiver em um vaso. Por fim, outra causa do amarelamento das folhas são alguns insetos, como o crisomelídeo e os nematoides.
Remédios para o amarelamento das folhas do alecrim
Se o seu alecrim estiver com folhas amarelas, fique tranquilo, pois há solução. Na verdade, não estamos falando de uma doença específica, será suficiente tomar algumas precauções. Primeiramente, devemos avaliar se o amarelamento se restringe a algumas folhas; nesse caso, apenas podar os ramos afetados será suficiente.
É diferente quando muitos ramos com folhas amarelas estão envolvidos. Nesse caso, pode-se agir com uma estaquia. O que é isso? É simplesmente um ramo que será inserido em um vaso com terra ou em um pote com água. Dessa forma, você preparará o solo para uma planta substituta. Outro problema pode ser a planta que está no vaso.
Infelizmente, para quem não tem espaço em um jardim, manter um pé de alecrim saudável nem sempre é tão simples. No vaso, ele não pode desfrutar de todos os nutrientes que apenas o solo pode fornecer, além da umidade, como mencionamos anteriormente.