Tempestades e trovoadas: 8 conselhos para proteger o seu jardim e a sua horta

Embora o verão seja conhecido por seus episódios de calor intenso, não é apenas marcado por altas temperaturas e seca. A temporada de verão pode, na verdade, vir acompanhada de tempestades e violentos trovões com ventos fortes, chuvas intensas e, às vezes, granizo destrutivo. O problema é que esse clima caótico pode causar grandes estragos no jardim, especialmente no horticultura, onde o plantio pode ser severamente prejudicado em caso de tempestades poderosas. Felizmente, os jardineiros mais previdentes podem evitar danos irreversíveis no jardim ou horta tomando algumas medidas de proteção contra os riscos de tempestades ou trovoadas. Aqui estão as práticas corretas e precauções a serem seguidas para uma jardinagem em sintonia com os elementos!

Ao acompanhar os alertas de tempestades e demonstrar antecipação, seus frutos e vegetais não terão mais nada a temer.

1) Não se esqueça de colher seus frutos e vegetais
Com as condições climáticas, suas culturas podem passar por momentos difíceis e há o risco de que suas plantas fiquem danificadas e desenvolvam doenças criptogâmicas. Para evitar perdas, pelo menos lembre-se de colher os frutos e vegetais maduros, mesmo que precise congelar parte deles se houver muitos. É melhor manter esses alimentos protegidos dentro de casa do que lá fora, onde você poderia encontrá-los em péssimas condições após a tempestade.

2) Utilize cobertura morta no solo
O solo leva muito tempo para se formar, mas apenas uma tempestade pode destruir tudo em poucos minutos. As chuvas intensas podem favorecer a formação de “crostas de compactação” na superfície do solo. Isso ocorre porque a água corrente faz com que a terra se compacte e endureça, impedindo o bom crescimento de suas plantas e causando deslizamentos de terra. Além disso, você não conseguirá regar eficientemente, pois a água não passará mais tão facilmente. Para evitar que o solo seja arrastado, proteja-o com uma boa camada de cobertura morta: palha, samambaia, material vegetal seco, folhas secas, entre outros. Além de absorver o excesso de água e proteger seu solo, isso também limitará o desenraizamento das plantas em caso de ventos fortes. Apenas certifique-se de que a cobertura morta não entre em contato com as folhas, pois isso pode causar doenças.

Dica extra: após a tempestade, pense em revolver a terra para deixá-la mais maleável e potencializar os efeitos da rega se o solo estiver compactado.

3) Tome precauções para limitar danos facilmente
Quando há previsão de tempestade ou mau tempo, dê uma volta pelo jardim e pela horta para identificar os elementos que podem ser levados pelo vento: guarda-sóis, vasos, móveis de jardim, espreguiçadeiras, pergolados, cercas, estufas, etc. Todos esses objetos podem causar danos às plantas ao redor ou até mesmo à fachada da casa. Portanto, pense em amarrar, fixar, bloquear ou guardar tudo isso antes da chegada do mau tempo. Você também pode colocar os móveis de jardim, alguns vasos e floreiras dentro de casa o mais rápido possível para protegê-los. Se não puder recolher suas floreiras, nada impede de mantê-las no lugar com corda ou arame. Isso evitará que elas tombem ao menor sopro de vento.

4) Reforce os suportes das plantas
O vento pode danificar plantas frágeis: flores altas (como hollyhocks, por exemplo), tomates, pimentões, berinjelas… Portanto, é essencial recorrer a estacas ou suportes para mantê-las firmemente no lugar. Para isso, coloque o suporte do lado de onde o vento geralmente sopra. Se já estiver usando algum tipo de suporte, verifique se ainda está seguro, se o suporte está sólido e se suas plantas não correm o risco de cair ao primeiro sopro de vento. Se necessário, adicione mais fixações para reforçar o suporte, mas evite fixá-lo muito perto do caule para não ferir as raízes (o ideal, no entanto, é usar suportes desde o plantio).

5) Verifique suas árvores
Por meio de uma rápida observação ao redor do jardim, você pode identificar galhos de árvores que pareçam frágeis ou já estejam quebrados. É melhor removê-los para evitar danos ao jardim ou à casa. Verifique também os galhos que têm muitos frutos e vegetais, pois isso os torna muito pesados. Se não puder aliviá-los colhendo tudo, tente dar suporte a esses galhos carregados com estacas em forma de T fixadas firmemente neles. Isso evitará que os galhos se quebrem.

6) Proteja suas plantas vulneráveis
Lona, estufa, túnel… Tudo vale para proteger suas plantas frágeis, vegetais e árvores frutíferas da chuva intensa e do granizo. Você também pode adquirir capas de proteção que podem ser instaladas em plantas sensíveis. No entanto, lembre-se de remover tudo depois que o mau tempo passar para não sufocar suas culturas. Por fim, saiba que existem redes anti-granizo específicas. Essas redes protegem as plantas não apenas do granizo, mas também dos raios solares fortes no verão.

7) Últimas recomendações para proteger o jardim e a horta em caso de tempestade
Não é algo que normalmente pensamos, mas a adição de sebes corta-vento pode ser muito útil no jardim e na horta durante tempestades. Há, por exemplo, o teixo, o loureiro-português (que é resistente à seca) e o espinheiro-de-são-julião. Optando por uma variedade forte e resistente, com folhagem persistente ou semi-persistente, você permite a

circulação do ar no jardim enquanto protege suas culturas de ventos muito fortes. Por fim, planeje soluções para drenagem da água para evitar que ela se acumule em suas plantações. Geralmente, existem canaletas, mas caso não haja, valas de drenagem adicionadas por você mesmo funcionarão. Isso evitará inundações nas plantações, no galinheiro ou até na adega…

8) E depois da tempestade, o que fazer na horta e no jardim?
Apesar de todas as suas precauções, às vezes você notará alguns danos na horta após uma tempestade. Aqui estão os bons hábitos de jardinagem que todo jardineiro deve seguir para limpar:

– Recolha os frutos e vegetais caídos para evitar que apodreçam. Você poderá consumi-los (mesmo que os reserve para sopas ou compotas se estiverem danificados) ou colocá-los na compostagem.
– Recolha os galhos quebrados das árvores e arbustos, endireitando as plantas que estão caídas com uma estaca.
– Limpe os canteiros e vasos, removendo as partes danificadas. Não hesite em cortar as folhas e galhos danificados.
– Verifique o estado dos suportes, capas e proteções, e remova as lonas.
– Trate com calda bordalesa para evitar o desenvolvimento de doenças fúngicas.
– Revolva e capine a terra para arejá-la e descompactá-la.
– Após ter cuidado de soltar a terra, você pode substituir a cobertura morta que foi levada pelo vento.
– Substitua as plantas muito danificadas, especialmente se forem de abobrinha, tomate cereja e variedades de frutos grandes precoces, feijões, pepinos, saladas de verão ou outono ou pepinos.

Deixe um comentário