Comer grandes quantidades de frutas e vegetais faz muito bem para o nosso corpo e organismo. Antes de saborear o que a natureza nos oferece, no entanto, é bom ter alguns pequenos cuidados. Aqui está como remover os pesticidas dos tomates.
Tomates cheios de pesticidas
Na base de um estilo de vida equilibrado está, sem dúvida, uma alimentação saudável, composta por todos os alimentos que podem fornecer ao nosso organismo todos os elementos de que precisa. Frutas e vegetais, por exemplo, são as principais fontes de vitaminas e minerais.
Outro bom hábito que todos devemos adotar é comprar sempre e apenas produtos da estação. O verão, por exemplo, é a época do ano em que os tomates amadurecem, e nós costumamos apreciá-los em muitos pratos e receitas da nossa culinária tradicional. São perfeitos para fazer deliciosas bruschettas; um prato de massa com tomate fresco ou comidos naturais, temperados apenas com azeite, sal e um pouco de orégano. Enfim, de qualquer maneira que se decida prepará-los, o tomate é o rei incontestável dos almoços e jantares de verão.
No entanto, muitas vezes, durante o cultivo, os tomates são expostos a produtos químicos, os chamados pesticidas. Isso acontece para evitar que a planta seja atacada e a colheita seja arruinada. Essas substâncias, portanto, são inevitavelmente absorvidas em parte pelo fruto, que posteriormente chega às nossas mesas. Como evitar ingerir os produtos com os quais os tomates são tratados? Aqui estão algumas pequenas/grandes precauções.
PESTICIDAS NOS TOMATES: COMO REMOVÊ-LOS
No verão, quando vamos às compras no supermercado, é raro que entre os produtos comprados não estejam os tomates. Geralmente, pensamos que esfregá-los por alguns minutos sob água corrente é o suficiente para considerar nossa fruta limpa. Na realidade, no entanto, não é bem assim.
Segundo a Legambiente em 2021, os tomates – junto com pimentões e cenouras – estão entre os vegetais mais afetados pelas substâncias químicas usadas durante o cultivo. Apenas água, portanto, não é suficiente para impedir que esses produtos sejam absorvidos pelo nosso organismo. A melhor coisa é confiar nos produtos orgânicos.
Cultivo orgânico
Dessa forma, temos a certeza de que os tomates não foram tratados com inseticidas antifúngicos. Nem sempre é possível recorrer a produtos provenientes desse tipo de cultivo, mas felizmente existem outras maneiras de resolver o problema.
Como Lavar os Tomates
Para tentar tornar os tomates comprados no supermercado o mais limpos possível, é bom lavá-los cuidadosamente com água e bicarbonato, esfregá-los e deixá-los de molho por cerca de meia hora. Depois, basta enxaguar bem os nossos tomates e preparar para saboreá-los.
Lavar os tomates
Alternativamente, em vez de bicarbonato, é possível usar vinagre de maçã. O procedimento é exatamente o mesmo do descrito anteriormente, assim como o resultado obtido será igual.
Lavar frutas e vegetais dessa maneira antes de consumi-los é um hábito tão simples quanto saudável que, com o mínimo esforço, nos permite preservar e proteger nossa saúde.