Para os tomates, a técnica do fio é a mais indicada para uma produção rica. Quantidade e qualidade se fundem juntas.
Cultivo de tomates
Cultivo de tomates – Nanopress.it
Como cultivar tomates usando a técnica do fio? Um método não desconhecido, mas até agora aplicado apenas por profissionais do setor. Graças às suas indicações, a técnica pode ser repetida no jardim, permitindo uma colheita rica em quantidade e qualidade em comparação com o método clássico. Chama-se técnica do fio e é adequada para os tomates. Como fazer?
DICAS PARA O CULTIVO NO JARDIM
Quem decide plantar tomates no jardim não precisa ser um especialista, mas também não pode ser alguém completamente sem conhecimento ou experiência em jardinagem. Algumas dicas gerais para o cultivo deste vegetal são muito importantes:
Escolha do solo
Os tomates preferem um solo bem drenado e rico em matéria orgânica. Certifique-se de que o solo esteja bem preparado e livre de ervas daninhas antes de plantar os tomates.
Exposição solar
É importante que os tomates recebam pelo menos 6-8 horas de luz solar direta por dia. Quanto mais sol eles recebem, melhor crescem.
Escolha das variedades
Existem muitas variedades de tomates para escolher, então leve em consideração as preferências pessoais e as condições locais. Algumas variedades são mais adequadas para serem cultivadas em recipientes, enquanto outras são resistentes a doenças ou produzem frutos maiores.
Semeadura ou transplante
É possível iniciar os tomates a partir de sementes ou comprar mudas já crescidas. Se optar por semear as sementes, comece 6-8 semanas antes da última geada prevista na área de residência, seguindo as instruções específicas na embalagem das sementes.
Irrigação
Os tomates requerem irrigação regular, especialmente durante os períodos de crescimento ativo e formação de frutos. Certifique-se de fornecer água de forma uniforme, evitando molhar as folhas para reduzir o risco de doenças fúngicas.
Método do Fio para os Tomates: A Palavra dos Especialistas
A técnica do fio para os tomates é específica e recomendada pelos especialistas viveiristas. Sua maior vantagem é proporcionar certa estabilidade que ajuda a aumentar a produção. Os administradores de jardim tendem a adotar essa técnica, que é realizada com poucos e simples passos.
Tomates técnica do fio
Tomates técnica do fio – Nanopress.it
É uma estrutura feita à mão com hastes de bambu na vertical, fixadas por estacas de madeira para fornecer um suporte forte e maior. Fixe bem as estacas de suporte ou use amarras anti-vento. O fio será fixado ao longo das hastes de bambu e a estrutura estará pronta. A planta de tomate será então fixada torcendo parte do fio à medida que cresce. Na prática, a cada 25 cm de crescimento, o fio é posicionado adequadamente, seguindo verticalmente o seu caminho.
É um método adotado e excelente para manter a planta flexível e suportada à medida que o peso dela aumenta. Requer pouco trabalho e os materiais são naturais, ideais para qualquer tipo de solo ou cobertura.