O mofo geralmente é causado pela umidade em casa. Ele pode se desenvolver em qualquer superfície úmida, como paredes, tetos, carpetes, móveis e até mesmo roupas, especialmente em cômodos propensos ao excesso de umidade, como banheiros, porões ou cozinhas, e se houver vazamentos de água ou pouca ventilação (por exemplo, sem janelas no cômodo úmido). Felizmente, as manchas de mofo podem ser removidas de todas as superfícies adaptando os produtos domésticos usados para não danificar a superfície a ser tratada.
Seja em paredes, rejuntes, roupas mofadas em um armário, no teto ou nas paredes do chuveiro, você certamente encontrará uma solução para remover manchas persistentes e evitar problemas de saúde, tudo isso sem usar alvejante ou produtos de limpeza químicos comerciais perigosos para a saúde.
1) Como limpar o mofo do tecido
Nossos armários não são lugares muito arejados. Além disso, eles geralmente contêm itens que absorvem umidade. Assim, as toalhas no armário do banheiro e as roupas no guarda-roupa podem acabar com manchas pretas (sem falar no mau cheiro!). Embora existam muitas maneiras de limpar tecidos mofados, o melhor removedor de manchas é misturar um sachê de fermento em pó com pasta de dente. Em seguida, você pode usar essa mistura para esfregar as manchas em um pano com uma escova de dentes velha. Depois, basta deixar agir e colocar o tecido na máquina de lavar.
2) Como lavar juntas de azulejos cobertas de manchas de mofo
Mesmo ao limpar a parede e o piso quando os azulejos estão úmidos, a umidade ainda consegue entrar nas juntas entre os azulejos. Para uma limpeza rápida, fácil e econômica, misture um copo de vinagre branco (agente antifúngico, removedor de manchas e desodorizante) e duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e, em seguida, use um pouco dessa mistura para esfregar as juntas (bem como os azulejos). Deixe agir por cerca de quinze minutos antes de enxaguar e secar. Se isso não for suficiente, você pode misturar bicarbonato de sódio com peróxido de hidrogênio e algumas gotas de detergente líquido para formar uma pasta macia que pode ser esfregada nas manchas antes de deixar agir e enxaguar.
Se as vedações forem de silicone, você também pode usar extrato de semente de toranja. Esse antifúngico e antibacteriano natural permitirá, de fato, que você as limpe sem agredi-las ou danificá-las. Além disso, ele evitará o retorno do mofo. Para fazer isso, dilua 10 gotas em um copo de água, borrife nas superfícies a serem tratadas e deixe agir antes de esfregar e enxaguar.
3) O que posso fazer se as paredes estiverem mofadas?
Aqui, o método de limpeza dependerá, acima de tudo, do tipo de parede. Na maioria das vezes, 200 ml de água e 300 ml de vinagre branco podem ser misturados em um frasco de spray e borrifados nas áreas a serem tratadas. Tudo o que você precisa fazer é deixá-lo agir por meio dia antes de esfregar e secar a área limpa. No entanto, essa solução é inviável em uma parede de pedra ou madeira que nem sempre se misturam bem com o vinagre. Nesse caso, opte por uma mistura feita com um quarto de xícara de bicarbonato de sódio e uma xícara de água quente. Em seguida, proceda conforme explicado anteriormente.
4) Como faço para remover o mofo de uma cortina de chuveiro?
Você sabia que as cortinas de chuveiro podem ser lavadas na máquina? Isso pode ser tudo o que você precisa para uma limpeza completa. Apenas certifique-se de não ultrapassar 40°C para uma cortina de plástico. Para obter um resultado perfeito antes de colocar a cortina na máquina de lavar, você também pode considerar o uso de sabão preto para remover uma mancha de mofo. Tudo o que você precisa fazer é esfregar com uma esponja. Deixe agir por 10 minutos e, em seguida, coloque a cortina na máquina de lavar para iniciar o ciclo de lavagem. Não hesite em adicionar meia xícara de bicarbonato (removedor de manchas e odores) ao sabão em pó para obter uma eficácia ideal. Além disso, coloque duas toalhas grandes no tambor para proteger a cortina durante a limpeza.
5) Remoção de manchas de mofo da madeira externa
Você deixou seus móveis de jardim do lado de fora cobertos de manchas de mofo? Mergulhe um pouco de tomilho (fungicida e anti-infeccioso) em álcool isopropílico e depois filtre. Em seguida, use esse líquido em um canto discreto para verificar se ele não danifica a madeira. Em seguida, você pode usar uma esponja embebida nessa mistura para limpar a madeira danificada.
O mais importante é tratar o mofo na fonte!
O mofo continua voltando? Isso só mostra que você precisa tratar o problema na origem para lidar com ele de forma sustentável e eficaz. Na verdade, a limpeza trata apenas do sintoma, e a sua saúde e a limpeza da sua casa não descansarão até que você tome medidas para resolver os problemas associados à alta umidade. Portanto, tome algumas boas resoluções.
-. O mofo pode ser causado por danos causados pela água, por um vazamento de água (visível ou invisível) ou por uma inundação. A casa também pode ter problemas de encanamento ou de telhado. Às vezes, ela também pode estar exposta a infiltração de água ou até mesmo a problemas de condensação. Verifique as condições do seu sistema de ventilação e conserte a fonte de umidade que está causando o mofo.
Manchas pretas também podem ser causadas por falta de ventilação. Use um desumidificador para ajudar a reduzir a umidade. Se possível, considere a possibilidade de adicionar uma janela ao banheiro, caso ele não tenha uma. Se necessário, faça o retoque do piso ou das juntas e descarte todos os itens excessivamente sujos que a limpeza não conseguir remover completamente.
-Depois de limpá-los ou usá-los, certifique-se de que as superfícies estejam completamente secas. Isso ajudará a evitar que o mofo volte a crescer. Use um pano limpo e seco para secar as superfícies úmidas regularmente.
-O mofo é muito extenso ou se espalhou para áreas de difícil acesso? Nesse caso, pode ser preferível chamar um profissional para removê-lo. Ele também será capaz de identificar o mofo e a sua origem. Ele também poderá identificar vazamentos que não são visíveis a olho nu e oferecer orientação sobre como restaurar os níveis normais de umidade.
Se você for sensível a alergias, tiver asma ou apresentar sintomas como coceira, erupções cutâneas, tosse ou espirros, também deve consultar um médico. Os vestígios de mofo não devem ser considerados levianamente.