Os limões podem ser deixados presos à planta? Nem todo mundo sabe o que realmente acontece: especialistas explicam.

limas presas à planta ou não?
LIMÕES GRUDADOS NA PLANTA, O QUE ACONTECE?
A fruta cítrica de cor amarela é um símbolo de bem-estar, com um aroma típico que identifica a Itália em todo o seu esplendor. O limão é rico e versátil, com uma quantidade de vitaminas que não deve ser subestimada. Sua beleza é reconhecida mesmo quando ele está simplesmente na planta. Mas o que os especialistas dizem sobre isso? É correto manter os limões presos à planta ou não?
As plantas podem estar no jardim ou no terraço, e é por isso que muitas pessoas fazem essa pergunta para o bem da fruta cítrica e da própria planta. Os viveiristas experientes chegaram a uma resposta definitiva.
Os limões amadurecem depois de muito tempo – até nove meses. Durante esse período, a fruta cítrica absorve água e todos os nutrientes necessários para se tornar boa, suculenta e saborosa. Além disso, sua cor amarela aumenta com a ajuda dos raios solares. A planta preserva os frutos até que sejam colhidos, sem prejudicar o novo florescimento e a produção subsequente.

Obviamente, quando estiverem maduras, devem ser colhidas para evitar o processo de degradação. Nesse momento, elas cairão da planta ou não serão mais comestíveis. O que isso significa? A pele fica grossa e a polpa completamente desidratada. Esse é um processo inevitável porque a própria planta precisará dessa água para seu sustento.
Quando os limões são colhidos?
Quem tiver uma planta de limão terá que cuidar dela durante todo o ano. É uma planta que precisa de água e cuidados, para que possa colher seus frutos durante o período especificado. Como regra geral, os níveis de amadurecimento podem variar ao longo do ano. A primeira colheita ocorre em abril e maio. Geralmente é a mais abundante e boa. Há algumas que ainda apresentam uma casca irregular e áspera.

Pode-se optar por uma segunda colheita em julho, considerando uma casca lisa e redonda, e depois uma colheita final em agosto até setembro. Nessa época do ano, os frutos são pequenos e também sem sementes.
De qualquer forma, é importante seguir as regras que a Mãe Natureza impõe, para o bem-estar das frutas cítricas e da própria planta.