A água oxigenada é indispensável no banheiro para desinfetar feridas, clarear os dentes e iluminar ou descolorir os cabelos. Os conhecedores sabem que esse agente bactericida pode substituir os produtos domésticos habituais na limpeza de superfícies ou no branqueamento de roupas brancas, sendo mais eficaz que a água sanitária e o sabão preto ou vinagre branco, especialmente quando combinado com bicarbonato de sódio e detergente líquido. Suas utilizações diárias são diversas para quem sabe usá-la. No entanto, geralmente se sabe menos que este produto desinfetante, incolor, encontrado em farmácias ou supermercados, também possui algumas utilizações incomuns para jardineiros! Aqui estão algumas dicas naturais, pouco conhecidas, à base de água oxigenada para preservar a beleza do jardim.
A água oxigenada possui propriedades bactericidas e oxigenantes que podem estimular o desenvolvimento do sistema radicular das plantas jovens, promover o crescimento das sementes, prevenir doenças das plantas e o aparecimento de pragas, mofo ou algas. Além de ser uma alternativa aos pesticidas químicos, atua como fertilizante e oxigena naturalmente as plantas. Usada corretamente, esta solução aquosa multiuso pode ser muito útil para o jardineiro. Coloque suas luvas (para evitar qualquer irritação devido a esse produto milagroso) e mãos à obra no jardim!
Quais são então essas utilizações da água oxigenada no jardim?
1) Acelera a germinação das sementes
A água oxigenada amolece a película que envolve a semente, estimulando assim sua germinação, ao mesmo tempo em que elimina as bactérias presentes nessa película. Isso protege as futuras plantas de doenças potenciais que podem afetar seu crescimento! Para isso, deixe as sementes de molho por 30 minutos em água oxigenada a 10 volumes e, em seguida, proceda ao plantio das mudas como de costume.
2) Cuida das raízes das plantas do jardim
Em caso de excesso de rega das plantas, uma solução de 3 ml de água oxigenada por litro de água fornecerá um impulso de oxigênio às plantas. Limite então as regas até que a terra seque para evitar o sufocamento das raízes.
3) Um inseticida pouco conhecido
A água oxigenada a 10 volumes pode ajudar a combater os parasitas prejudiciais, como a larva do repolho, e eliminar bactérias dos frutos e vegetais. Basta misturar quantidades iguais de água oxigenada e água, e depois pulverizar sobre suas plantas, frutas e vegetais para afastar os insetos e evitar a postura de ovos.
4) Combate o míldio e o mofo no jardim
Usado em pulverização (10 colheres de sopa de água oxigenada a 10 volumes em 1 litro de água), este método é eficaz para interromper a proliferação de fungos, como tratamento preventivo ou curativo contra o mofo.
5) Pode servir como adubo natural
Misturando 1 colher de chá de água oxigenada em cerca de 4 litros de água, você pode estimular o crescimento das plantas, fortalecendo naturalmente suas raízes para uma melhor absorção de nutrientes do solo.
6) Cuida da água dos lagos do jardim
Adicionando 250 ml de água oxigenada para 30 litros de água nas fontes e lagos, você pode purificar a água sem recorrer a produtos químicos para desinfetar e tratar a água.