A arruda é uma planta muito útil tanto na culinária quanto na medicina tradicional. Plantá-la em casa é muito simples e gratificante, permitindo-nos ter um fornecimento constante.
Disponível em herbários ou lojas especializadas, a arruda é uma planta com múltiplas propriedades e, se usada nas doses certas, pode ser muito útil para melhorar a digestão, aliviar espasmos e favorecer o sono.
Terreno e Água
A arruda adapta-se a qualquer tipo de solo, mas desenvolve-se melhor se misturado com areia e com bom drenagem.
A matéria orgânica estimula o seu crescimento e melhora a absorção de nutrientes. Isso também permite uma boa conservação da umidade, fundamental para o desenvolvimento das folhas.
Se a arruda estiver em pleno sol, regue pelo menos 3 vezes por semana.
Temperatura
A arruda cresce bem em ambientes quentes e bem iluminados. Durante os períodos mais frios, é bom colocar a planta dentro de casa.
Cultivar a arruda em pleno sol permite ter uma planta mais saudável e forte.
Insetos
Um dos benefícios da arruda é a sua capacidade de afastar insetos, por isso é cultivada perto de outras plantas e vegetais.
As folhas da arruda contêm extratos químicos que reduzem a mobilidade de insetos como mosca branca e ácaros.
Propagação da Planta
Embora a multiplicação mais comum da arruda seja através de sementes, é possível acelerar o processo e obter outras plantas através de estacas. Demora cerca de 2 a 3 semanas.
A arruda deve ser cultivada na primavera e, ao atingir 20 centímetros de comprimento, pode ser plantada também no jardim.
