O Aloe vera é uma planta suculenta pertencente à família Asphodelaceae. Se deseja reproduzi-la, experimente este método de propagação que transforma a folha em uma planta em muito pouco tempo.
Aloe vera: quais são as principais propriedades desta planta?
Das folhas de Aloe vera, é possível obter um gel particularmente rico em aloína, glicosídeos e emodina. Todos esses são compostos conhecidos por suas propriedades laxativas.
Além disso, produtos à base de Aloe vera também possuem propriedades gastroprotetoras. Consumidos oralmente, podem tratar o refluxo gastroesofágico.
Não se pode esquecer que o gel extraído das folhas de Aloe vera possui ação emoliente e calmante. Diversos estudos afirmaram que a partir do Aloe vera, podem ser obtidas substâncias que inibem a produção de prostaglandinas, conferindo-lhe poderosas propriedades anti-inflamatórias.
Como reproduzir o Aloe vera infinitamente?
O Aloe vera é uma planta especialmente benéfica para a saúde, mas requer muitos cuidados diários. Se deseja reproduzi-la, é necessário cortar as mudas durante o verão. Em seguida, deixe-as descansar por três dias em um local escuro para que possam cicatrizar lentamente.
Depois, pegue as mudas e plante-as em um vaso com areia e turfa. De fato, o Aloe vera requer um solo nutritivo e poroso para um crescimento rápido. Além disso, precisa de solo com drenagem rápida.
Para se desenvolver plenamente, o Aloe vera precisa de luz solar. No entanto, atenção aos raios diretos, que podem queimar as folhas. Quanto à rega, os jardineiros especialistas recomendam regá-lo a cada 20 dias.
Que fertilizante usar para nutrir o seu Aloe vera?
Para fertilizar esta planta suculenta, pode-se optar por fertilizantes orgânicos. Por exemplo, é possível usar fertilizantes naturais como borra de café, que é rica em antioxidantes e nitrogênio. Esses elementos são essenciais para um solo poroso.
Como opção, pode-se utilizar macerado de urtiga ou água de cozimento vegetal, que contêm nutrientes essenciais para impulsionar o crescimento da planta.
Onde colocar o seu Aloe vera para que ele se desenvolva completamente?
Para que esteja em perfeita saúde, o seu Aloe vera precisa de uma temperatura entre 18 e 30 graus, além de boa luminosidade. Para isso, coloque-o no jardim ou na varanda, mas em um local sombreado.