Se achas que tens paixão pela jardinagem, mas não tens o dedo verde, certamente ficarás feliz em saber que existem algumas plantas mais adequadas para quem, como tu, está a tentar entrar neste maravilhoso mundo.
Desde a quantidade de luz à frequência de rega, são muitas as variáveis que entram em jogo quando se fala no cuidado das plantas, e as dúvidas podem ser realmente muitas.
A seguir, sugerimos a lista das 10 plantas mais adequadas para os iniciantes, que não são nada mais do que plantas muito resistentes, que necessitam de cuidados simples para se manterem sempre verdes e exuberantes.
- Calathea makoyana Como todas as outras plantas pertencentes ao género Calathea, precisa de muita humidade, rega sempre que o solo fica seco, luz indireta abundante ou sol direto de manhã ou durante a tarde.
Esta planta não suporta correntes de ar frio nem temperaturas demasiado baixas (abaixo dos 15°C), e é por isso perfeita para ambientes interiores.
- Pothos Certamente já viste esta planta trepadeira popular, disponível em muitas variedades diferentes. O pothos é uma planta de crescimento muito rápido e bastante resistente.
Necessita de cuidados semelhantes aos da calathea, mas tolera bem a sombra e necessita de um pouco menos de água.
- Sansevieria Sem dúvida uma das plantas de interior mais resistentes. Pode passar muito tempo sem água, tolera tanto o sol direto como a sombra, não precisa de humidade e existem muitas variedades diferentes.
- Aspargo-pendente Esta planta também é conhecida e apreciada pela sua extraordinária resistência. As folhas são longas e pendem. Toleram bem o calor e as correntes de ar, mas precisam de mais água do que a sansevieria.
- Filodendro pendente e 6. Filodendro pendente “neon” O seu nome científico é Philodendron hederaceum e é uma planta muito semelhante ao pothos, tanto na aparência como nos cuidados.
O filodendro pendente tem uma cor verde maravilhosa, enquanto a variedade “neon” é de uma cor que vai do amarelo ao verde.
Rega-o sempre que as suas folhas começarem a enrolar.
- Ficus elastica Tem a aparência de uma pequena árvore e adapta-se bem tanto a espaços interiores como exteriores. Precisa de humidade e muita luz para crescer, e pode tolerar também o sol direto durante algumas horas por dia.
- Monstera deliciosa Sem dúvida uma das plantas tropicais mais apreciadas do mundo. Tem folhas muito grandes, de uma cor verde intensa e com furos característicos.
Esta planta precisa de um tutor para crescer bem, pois é trepadeira. As suas grandes folhas devem ser limpas uma vez por mês para evitar que o acúmulo de poeira possa interferir na fotossíntese.
Precisa de humidade constante e de luz indireta.
- Árvore da Felicidade É uma planta suculenta que tem a aparência de uma bela árvore, a ponto de muitas pessoas pensarem que é um bonsai.
Esta planta tolera o sol direto, o frio e o calor. Precisa de pouca água.
- Tillandsia Este género de plantas tem a curiosa característica de não precisar de solo para sobreviver, sendo capaz de obter nutrientes do ar. As plantas devem ser mergulhadas em água uma vez por semana durante 15 minutos e devem ser fertilizadas a cada 15 dias.
Precisam de luz indireta e é uma boa ideia borrifar água diretamente sobre as folhas, mas evitando a estagnação de água.