A maioria das donas de casa que plantam plantas domésticas em casa percebe que, com o tempo, o solo em seus vasos fica coberto de flores brancas, mofo ou as odiadas moscas pretas começam a aparecer.
No entanto, esse problema pode ser evitado espalhando um dos seguintes materiais no solo do vaso, escreve Danica.
O preenchimento do solo é usado na horticultura, onde é coberto em canteiros com casca de árvore, agulhas, material não tecido e cascalho. A cobertura morta não serve apenas como decoração, ela evita ervas daninhas e retém a umidade por mais tempo.
O MESMO RESULTADO É OBTIDO COM A COBERTURA DO SOLO NOS VASOS DE PLANTAS DOMÉSTICAS.
Um dos benefícios mais importantes desse método é que, ao usar o material correto, você evitará o mofo, manterá o solo suficientemente úmido e também evitará a ocorrência de moscas no vaso. As plantas o recompensarão.
Além disso, o solo na parte superior não endurece e não se forma uma crosta dura. Usamos materiais de diferentes formas e cores para cobrir o solo do vaso, que não se deteriorará nem apodrecerá com a umidade ao longo do tempo.
1 Areia de rio ou lascas de pedra fina
A principal condição é areia limpa, sem materiais estranhos, como argila. Antes do uso, a areia é primeiro lavada e depois seca no forno.
Espalhe areia na superfície do solo, a camada de areia deve ter pelo menos 1 a 2 centímetros de espessura. A cobertura morta com areia ou pedra é usada, na maioria dos casos, para cactos e suculentas.
2 . A argila expandida também é usada como drenagem
A argila expandida é colocada não apenas no fundo, mas também na superfície do solo. Para usá-la dessa forma, selecione um material com formato redondo uniforme. A ceramita funciona como uma decoração, como uma pedra, e sua superfície porosa absorve o excesso de umidade durante a rega e a devolve gradualmente às plantas.
3. Vermiculita e perlita
Esses dois materiais são frequentemente usados como condicionadores de solo. Eles também podem ser usados para cobrir a superfície do solo em vasos. A vermiculita se assemelha à areia dourada na aparência e a perlita cria belas texturas brancas.
E se você colocar perlita em um vaso branco, a planta ficará ainda mais bonita. A espessura da camada de perlita e vermiculita não deve exceder 1-2 centímetros. Assim que o material for aplicado, não se esqueça de regar as plantas. Sua estrutura porosa absorverá o excesso de umidade.
4. Cascas de nozes
É frequentemente usada para decorar vasos. Coloque as conchas com a parte interna voltada para baixo para que, ao regar, a água escorra delas como se fossem pedras.
A casca contém certas substâncias que têm funções antissépticas, evitando o aparecimento de mofo e podridão. Além disso, você obtém a aparência original de uma planta de casa.
5. Musgo Sphagnum (musgo de turfa)
Esse material é considerado muito valioso e benéfico para as plantas. O musgo, como um cobertor, cobre o solo nos vasos, destrói as bactérias existentes e evita o desenvolvimento de podridão e mofo. O musgo também evita a evaporação da umidade do solo e absorve o excesso de água após a irrigação.
O musgo dá às plantas uma aparência natural e essa cobertura é preferida por muitas culturas tropicais, como monstera, orquídeas, antúrios e samambaias.