Jardim exuberante e fértil? Aqui está a antiga técnica francesa de cultivo que maximiza a colheita, aproveitando as dimensões contidas do solo.
Cuidado com o jardim
Antiga técnica para o jardim – Nanopress.it
Ter um jardim de tamanho reduzido não significa necessariamente ter uma colheita fraca e escassa. Existe um antigo método dos agricultores que permite tirar o máximo proveito dos pequenos jardins, obtendo colheitas abundantes e ricas, prestando muita atenção ao respeito pelo ambiente.
Na verdade, trata-se de uma técnica de cultivo que tem suas raízes na França no século XIX e, ao mesmo tempo, é uma metodologia avançada, pois não recorre ao uso de produtos químicos. Após anos de exploração do ambiente e uso de pesticidas, voltou-se à ‘velha escola’.
Vamos descobrir neste guia qual antigo método de cultivo usar para aproveitar ao máximo os pequenos espaços e obter uma colheita abundante.
JARDIM FÉRTIL E ABUNDANTE: PREPARANDO O SOLO
Semear o seu jardim não é apenas um hobby, mas pode trazer grandes satisfações, economizando na despesa do supermercado e permitindo alimentar-se com produtos da sua própria terra.
jardim biointensivo colheita abundante
Jardim biointensivo colheita abundante – Nanopress.it
O primeiro passo para obter uma colheita abundante em espaços pequenos é preparar o solo circundante: no caso de o solo que você deseja semear ter ficado ocioso por vários anos, é bom ará-lo para evitar a formação de aglomerados rochosos no solo a ser cultivado. A presença de aglomerados rochosos inibe o crescimento das plantas.
Em seguida, é necessário fertilizar o solo com um composto de nitrogênio, potássio e fósforo para promover o crescimento das plantas.
Colheita Rica e Abundante: O Método do Jardim Biointensivo
Um método antigo de cultivo que remonta ao século XIX é o do jardim biointensivo.
Jardim exuberante
Jardim biointensivo exuberante – Nanopress.it
É um antigo método dos agricultores franceses que permite maximizar o rendimento, aproveitar ao máximo os pequenos espaços, melhorar a qualidade do solo e evitar o uso de produtos químicos.
Esta técnica de cultivo respeita o ambiente circundante, não recorre ao uso de produtos químicos nocivos e de maquinário agrícola motorizado.
O jardim biointensivo permite ter várias variedades de plantas, que convivem harmoniosamente, criando uma espécie de cobertura vegetal que desempenha um papel de proteção.
Com a presença de muitas plantas, é possível proteger o solo dos raios solares, preservando a umidade do húmus e favorecendo a convivência de minhocas e outros microrganismos essenciais para estimular o crescimento das espécies vegetais.
Essa técnica de cultivo, como pode-se compreender, favorece a variedade e a coexistência de diferentes vegetais.