Zamioculcas é uma planta adorada por sua aparência bonita e por demandar pouca manutenção.
Em que tipo de solo plantá-la e como fertilizá-la para que cresça exuberante e saudável?
Aprenda mais sobre o cultivo e ela vai florescer como nunca!
O portal Deccoria oferece dicas sobre as melhores condições para ela.
Qual é o melhor solo?
A Zamioculcas (Zamioculcas zamiifolia) é uma planta que cresce naturalmente nas savanas montanhosas do leste e sudeste da África.
O solo lá é seco, arenoso, pobre em nutrientes e água.
Para sobreviver nessas condições áridas, essas plantas desenvolveram mecanismos para suportar longos períodos de seca.
Eles são auxiliados por tubérculos que funcionam como reservatórios de água e nutrientes.
Durante a chuva ou quando regadas em casa, as zamioculcas absorvem água pelas raízes e a armazenam nos tubérculos. Essa água armazenada pode ser usada durante períodos secos ou entre as regas.
Essa habilidade de sobreviver em ambientes secos, porém, faz com que as zamioculcas tenham dificuldade em lidar com solos úmidos, compactos e argilosos.
Se o solo no vaso da planta estiver constantemente úmido e encharcado, os tubérculos podem começar a apodrecer, os caules amolecerão, as folhas amarelarão e cairão.
Para evitar isso, plante essas plantas em solo permeável com reação ácida ou ligeiramente ácida.
É melhor misturar solo para vasos com musgo sphagnum, cascas, areia, perlita ou substrato para cactos. Colocar pedras ou argila expandida no fundo do vaso ajudará na drenagem.
Essa combinação soltará o substrato, permitirá a drenagem da água do vaso e protegerá as raízes e tubérculos da planta do acúmulo de água.
Que fertilizante é o melhor?
As zamioculcas não exigem muita adubação, pois estão adaptadas a solos estéreis.
No entanto, se desejarmos nutrir a planta, acelerar seu crescimento ou estimular o surgimento de novos brotos, considerar a alimentação correta é útil.
Não é necessário comprar fertilizantes prontos. Muitos de nós temos em casa um excelente fertilizante para zamioculcas: borra de café!
Por que usar borra de café?
Primeiramente, a borra de café é ácida, o que a torna perfeita para o tipo de solo que a Zamioculcas prefere.
Além disso, a borra de café tem uma alta concentração de nitrogênio e contém potássio, magnésio, cálcio e outros elementos benéficos para o desenvolvimento da planta.
3 formas de usar borra de café como fertilizante
Misture a borra de café com o solo
Durante o transplante da planta, misture a borra de café com o solo. Não apenas irá nutrir e acidificar o solo, mas também agirá como areia, melhorando a estrutura do solo e ajudando na drenagem.
Espalhe a borra de café sobre o solo no vaso
Você também pode colocar uma camada de borra de café sobre a camada superior do solo no vaso e suavemente pressioná-la. Com o tempo, o solo começará a liberar nutrientes, fortalecerá a planta e estimulará seu crescimento.
Adicione borra de café à água
Usar borra de café para regar também é uma boa ideia. Basta misturar duas colheres de chá de borra de café em um copo de água, agitar bem e regar a zamioculcas com essa solução.