Com essa planta perfumada e bonita, você pode dizer adeus aos mosquitos em casa ou ao ar livre para sempre.
Chegou o momento em que os mosquitos começam a se alimentar do sangue dos seres vivos. Esses insetos incômodos liberam um soro que produz coceira e, em casos raros, consequências desagradáveis na pele. Para combatê-los, usa-se de tudo, às vezes até produtos químicos que podem poluir ou ser prejudiciais à saúde. Poucas pessoas sabem disso, mas tudo o que é preciso para manter os mosquitos longe da casa é essa planta linda e perfumada.
QUANDO OS MOSQUITOS CHEGAM?
Durante o mês de março, os mosquitos começam a se reproduzir ativamente. Isso significa que, após um curto período, sua atividade começa a se materializar, entrando em todas as casas para se alimentar livremente.
prevenção nunca é suficiente, mas, como mencionado acima, é preferível não usar produtos químicos poluentes e potencialmente prejudiciais à saúde. Há uma planta que pode ajudar nesse sentido, que não é apenas bonita e comumente usada, mas também perfeita como repelente natural.
A planta perfumada para afastar os mosquitos em casa
Além dos mosquiteiros e dos ingredientes naturais que podem neutralizar a chegada dos mosquitos em casa, há uma planta que eles odeiam. O alecrim, planta aromática, é um verdadeiro aliado na luta contra os mosquitos.
Ele cria uma barreira eficaz e seu aroma é um verdadeiro pesadelo para esses insetos. Mas como cultivar alecrim no jardim e dizer adeus aos ataques de mosquitos?
- Deve-se dar preferência a solos organicamente pobres e drenados;
- Opte por uma parte do solo com luz e temperatura amena, protegida de fortes correntes de vento;
- É melhor semear na primavera ou transplantar somente se for comprado de um viveirista profissional;
- Ela precisa de regas regulares, que aumentam durante o verão. As folhas não devem ser regadas – para que não apodreçam – mas apenas o solo.
Outras plantas odiadas pelos mosquitos
Juntamente com o alecrim, outras plantas também podem ser adotadas, de modo que se obtenha uma barreira protetora contra o ataque desses insetos:
- A litronela tem um ótimo cheiro, mas para os mosquitos é um verdadeiro pesadelo afastá-los imediatamente;
- A lavanda tem um aroma que não passa de um conto de fadas, que também é odiado pelos insetos. É um repelente natural que funciona como um escudo tanto em ambientes externos quanto internos;
- A planta sálvia é capaz de afastar muitos insetos, sendo frequentemente usada como repelente natural.
O verdadeiro segredo é ter todas essas plantas do lado de fora para criar uma verdadeira barreira natural. Depois, dentro de casa, você pode usar sacos cheios de folhas de lavanda, alecrim e hortelã para colocar dentro de gavetas ou diretamente acima do criado-mudo para proteção noturna.