No jardim ou na cozinha: 10 ideias para reciclar talos de morango

Estamos no auge da temporada de morangos, portanto, há tempo de sobra para se deliciar com uma boa salada de frutas, compotas caseiras, torta de morango ou simplesmente algumas dessas belas frutas vermelhas acompanhadas de açúcar ou chantilly (e até mesmo sem nada para apreciar seu sabor delicadamente azedo). Estamos acostumados a lavar e descascar as frutas antes de comê-las. Mas que desperdício! As caudas dos morangos são cheias de sabor e virtudes insuspeitadas, portanto, seria um erro jogá-las no lixo. Portanto, pare de jogar fora as hastes dos morangos. Se você souber como usá-los, eles serão aliados preciosos no jardim e na cozinha. Com essas ideias inteligentes, originais e, às vezes, muito saborosas para o desperdício zero, temos certeza de que você descobrirá uma nova paixão por essas pequenas folhas verdes!

Dica: para dicas que exijam uma grande quantidade de folhas, reserve-as no freezer durante o processo. Perfeito para aqueles que devoram bandeja após bandeja com vontade de comer doces.

Ideias para reciclar suas caudas de morango no jardim

queues de fraises
Créditos: Flickr

1) Essas caudas verdes são um excelente fertilizante natural

Essas pequenas folhas podem não parecer muito, mas estão repletas de minerais e matéria orgânica. Portanto, você pode usá-las para enriquecer seu composto e alimentar suas plantas após a decomposição. Não há dúvida de que essa pequena adição funcionará muito bem com cascas de vegetais, cascas de ovos, resíduos verdes e outros ingredientes para formar um fertilizante natural rico em bons nutrientes e altamente eficaz.

2) Caudas de morango para repelir pragas

Certos compostos nessas folhas agem como um repelente natural para certas pragas no jardim ou na horta. Para fazer isso, comece triturando as folhas e espalhando-as ao redor das plantas que estão sendo atacadas por pragas, começando com lesmas e caracóis. Suas plantas terão um verão mais tranquilo!

3) Uma infusão nutritiva para fortalecer suas plantas

Você provavelmente conhece a água infundida com cascas de banana para dar um impulso às plantas, mas já ouviu falar da versão com caudas de morango? Usada para regar as plantas, ela ajudará a fornecer a elas muitos nutrientes bons. Para fazer isso, recomendamos que você reserve uma boa quantidade. Em seguida, basta despejá-las em um balde com água da chuva e deixar em infusão por vários dias antes de regar.

4) Fertilizante para seus brotos jovens

Às vezes, as mudas têm dificuldade para sair do chão. Para garantir uma brotação bem-sucedida e um crescimento rápido, dê a si mesmo a melhor chance possível com esse fertilizante, que não lhe custará nada a mais. Basta misturar a parte do caule com um pouco de água para formar uma consistência macia e líquida. Em seguida, mergulhe suas sementes nele antes do plantio. Isso garantirá uma floração rápida (tanto para as sementes quanto para o jardineiro 😉 ).

Cozinhando com caudas de morango

fraise découpe queues de fraises
Captura no YouTube do canal Handimania – Edição: ADGM

1) Pesto de caudas de morango

Para variar um pouco do pesto de manjericão, já lhe falamos sobre a ideia de usar hortelã do jardim. No entanto, os rabos dessas frutas vermelhas também se prestam muito bem a essa receita tão apreciada. Tudo o que você precisa fazer é combiná-las com os ingredientes de sua preferência (pinhões, parmesão, óleo, suco de limão, avelãs etc.) e misturar até obter a textura desejada. É uma ideia surpreendente, mas você verá: o sabor é igualmente bom!

2) Adicionar a um smoothie

Você gosta de fazer smoothies? Antes de ligar o liquidificador, considere adicionar essas pequenas folhas incomuns para complementar os ingredientes habituais. Isso dará ainda mais sabor à sua bebida. Você poderá reciclar esse desperdício de alimentos e, ao mesmo tempo, aproveitar seus benefícios!

3) Chá quente ou gelado com um toque de originalidade

Em infusão por um momento, as folhas de seus Gariguettes, Maras des Bois, Reines des Vallées ou outros morangos aromatizam naturalmente a água quente com um sutil sabor de morango, muito agradável ao paladar. Você pode então consumir essa bebida quente ou fria. Sinta-se à vontade para incrementar seu chá gelado caseiro com chá verde ou branco, hortelã, verbena, alecrim ou até mesmo suco de limão para um deleite delicioso! Por fim, adoce a gosto (com açúcar ou mel) e adicione alguns cubos de gelo, se desejar, para obter um sabor delicioso e refrescante.

4) Vinagre de morango

Essas folhas talentosas não têm lugar apenas em suas receitas doces! O vinagre com sabor de folhas é um verdadeiro bônus para as saladas de verão. Você pode refrigerar um pote de vinagre de cidra com caudas de morango adicionadas durante a noite. Depois, pode coar tudo e usá-lo em um vinagrete caseiro ou adicionar um fiozinho desse vinagre nos pepinos ou tomates.

5) A receita do xarope de cauda de morango

Coloque 300 ml de água, 150 g de folhas de morango, 150 g de açúcar e suco de limão fresco (a gosto) em uma panela. Aqueça os ingredientes em fogo baixo por cerca de trinta minutos, mexendo com frequência. Se o xarope ainda estiver muito líquido, deixe cozinhar um pouco mais antes de filtrar e engarrafar em uma garrafa hermética. Guarde o xarope na geladeira e use-o para decorar uma limonada gelada ou sua água favorita. Com uma folha de hortelã e uma fatia de limão, será uma delícia e um item obrigatório para seus coquetéis de verão!

6) Geleia de folhas de morango

Uma geleia de frutas é sempre um prazer, especialmente quando ajuda a reduzir o desperdício de alimentos e é fácil de fazer. Tudo o que você precisa fazer é reunir os ingredientes: 300 g de pedaços de morango, 800 g de água, açúcar para geleia e 1 colher de chá rasa de ágar-ágar. Em seguida, deixe a água e as folhas ferverem por 15 minutos antes de deixar em infusão durante a noite. Isso permitirá que o sabor das folhas se desenvolva. No dia seguinte, filtre as folhas, recuperando o máximo de suco possível. Ferva tudo novamente, desta vez adicionando o peso do líquido obtido no açúcar e o ágar-ágar à preparação. Tudo o que resta a fazer é transferir para frascos esterilizados e deixar esfriar completamente.  Não há dúvida de que você vai adorar essa geleia, seja na torrada da manhã ou como acompanhamento de iogurte natural.

Para continuar nessa linha com outras dicas antigás para o verão e a primavera, não deixe de (re)descobrir nossas dicas para usar caroços de cereja, usos para a casca de melancia, ideias para reciclar caroços de damasco e uma receita de aperitivo usando sementes de melão. Assim, você pode manter suas lixeiras o mais leves possível e obter uma ótima relação custo-benefício!

Deixe um comentário