Você é apaixonado por plantas com flores? Tem o hábito de usar bicarbonato de sódio para manutenção da casa e também para sua saúde ? Bem, você pode combinar esses dois aspectos de sua vida usando bicarbonato para cuidar de suas plantas, especialmente de suas orquídeas. Esse pó branco, econômico e ecologicamente correto, é excelente para essas flores elegantes e traz uma série de benefícios para elas. De qualquer forma, essa é uma pequena dica que aprendemos em um centro de jardinagem e que gostaríamos de compartilhar com os jardineiros amadores e experientes que leem nosso boletim informativo, pois poucas pessoas a conhecem. Aqui estão algumas boas razões para usar bicarbonato de sódio em orquídeas.
1) Bicarbonato de sódio para ajudar as orquídeas a florescer
Nem sempre é fácil fazer com que uma orquídea sem flor volte a florescer. E quando você tem a sorte de vê-la florescer, ela pode não estar tão exuberante quanto quando você a comprou! Em resumo, a planta perde parte de sua beleza e poder decorativo com o tempo. Entretanto, para as orquídeas Phalaenopsis, Bamboo e Cambria, você pode usar aquele pózinho ecológico chamado bicarbonato! Para isso, misture 1 colher de sopa de bicarbonato com 1 litro de água não calcária em temperatura ambiente. Em seguida, certifique-se de que o pó se dissolva bem e use o líquido resultante para regar o pé da planta. Se possível, pulverize-a cerca de um mês após a floração.
2) Um fertilizante natural incrível
Algumas plantas, às vezes, precisam de um pouco de fertilizante para se desenvolverem da melhor forma possível. Isso é particularmente verdadeiro no caso das orquídeas, para as quais o jardineiro pode enriquecer o solo com a mistura anterior três ou quatro vezes cerca de um mês após a floração. Em seguida, ela pode ser usada novamente uma vez por ano.
A vantagem desse produto é que ele é um fertilizante 100% natural. No entanto, lembre-se de que ele deve ser usado apenas ocasionalmente. Ele nunca deve ser usado em uma orquídea em botão ou em flor. Mais uma vez, esse produto só deve ser usado após a floração. No restante do tempo, use um fertilizante especial para orquídeas. Para algo mais natural, você pode infundir cascas de banana ou cascas de batata na água para fertilizar a planta sem fertilizante químico.
3) Bicarbonato para retificar o substrato para orquídeas
A orquídea gosta de se desenvolver em um solo ou substrato ligeiramente ácido (em torno de pH 5 ou 6). Entretanto, se você usar água da torneira para regá-la, ela poderá ser exposta a muita acidez. Isso pode impedir que ela seja saudável. Obviamente, isso dependerá da qualidade da água na região onde você mora. Portanto, para ter certeza de que ela está recebendo o que precisa, não hesite em testar sua água com tiras. Depois, se achar necessário porque o pH está muito baixo, você pode adicionar um pouco de bicarbonato à água para reequilibrá-la. Se possível, prepare a água no dia anterior. Dessa forma, o bicarbonato estará bem dissolvido e a água estará em temperatura ambiente.
4) Para prolongar a vida útil de sua orquídea
O bicarbonato ajuda as plantas a viverem mais, fornecendo sódio e carbono. Portanto, você pode adicioná-lo às suas plantas uma ou duas vezes por ano, fora do período de floração.
Após nossas dicas de jardinagem com o uso de bicarbonato, esperamos que você tenha gostado de descobrir todos os seus benefícios para suas plantas domésticas! Boa jardinagem para todos vocês.