Plantas: aqui está o truque para uma rega sempre perfeita

Tanto para os seres humanos quanto para suas plantas domésticas ou plantas externas (no jardim ou na horta), a água é a vida. Mas a arte de regar não é fácil. Cuidado com os jardineiros que regam demais ou de menos. Você também precisa regar no momento certo para evitar matar suas preciosas flores e arbustos. No verão, por exemplo, é melhor regar à noite ou bem cedo pela manhã para limitar a evaporação e evitar que as folhas queimem. Mas como você rega com a quantidade certa de água para que suas plantas não murchem? Aqui está uma dica de jardinagem bastante incomum e incrivelmente prática usando uma simples pinha!

Como posso usar as pinhas para regar minhas plantas com sucesso?

pommes de pin
Créditos: iStock

O truque da pinha é conhecido na botânica japonesa há séculos. Os jardineiros de lá há muito tempo entendem o potencial dessa ferramenta de jardinagem completa oferecida pela natureza. A razão simples para isso são as propriedades sensíveis ao clima da pinha. Em contato com a umidade ou com a seca, suas escamas reagirão e nos ajudarão a decifrar as necessidades de água de nossas plantas verdes.

Em termos práticos, tudo o que você precisa fazer é aproveitar um passeio para colher as pinhas que caíram no chão. Depois de terminar a colheita, você pode plantar uma pinha no solo da planta, seja em um vaso ou no chão. Certifique-se de enterrá-lo a cerca de dois centímetros de profundidade. Então, tudo o que você precisa fazer é observar! Se as pétalas se abrirem, é hora de regar. Por outro lado, as escamas resolutamente fechadas tendem a provar que a planta não precisa de água por enquanto. E fique tranquilo, esses cones não são afetados por mofo ou fungos. Portanto, você pode usá-los com segurança em suas plantações.

As pinhas coletadas serão muito úteis para o jardineiro

Em nosso artigo sobre ideias para reciclar pinhas, mencionamos outros usos no jardim ou na horta. Finamente trituradas, elas serão uma adição incrível ao composto, por exemplo. Elas também podem ser usadas como cobertura vegetal para limitar o aparecimento de ervas daninhas e nutrir o solo. Essa cobertura também evitará que seu gato arranhe o solo e se aproxime de suas plantas frágeis. Observe que elas são bastante ácidas e são mais adequadas para plantas que gostam de acidez (azaléias, etc.) ou solo calcário. Como alternativa, elas podem ser usadas como substituto de seixos de argila para otimizar a drenagem em vasos. Por último, mas não menos importante, elas são ótimas acendalhas para churrascos e adições bem-vindas a um hotel de insetos caseiro.

Outras dicas para saber se as plantas precisam de água

arrosage des plantes d'intérieur arroser
Créditos: iStock

As pinhas não são a única maneira de avaliar a necessidade de água de uma planta. Antes de tudo, você precisa saber mais sobre cada planta. Em um centro de jardinagem ou viveiro, um assistente de vendas poderá lhe dizer com que frequência e quanto regar suas plantas. Você também pode confiar em algumas dicas:


Você também pode evitar que as raízes se afoguem verificando a cor do solo (a argila é mais escura quando está úmida)
Mergulhe delicadamente o dedo na argila por 3 a 4 cm para ver se ela ainda está úmida abaixo da superfície.
-Aprenda a ler a linguagem das plantas: folhas moles, caídas, amareladas, flores murchas e caules caídos dizem muito sobre a saúde de seus arbustos.
Finalmente, se você for um jardineiro entusiasta, talvez valha a pena investir em um  higrômetro com um bom sensor de umidade.

Deixe um comentário