Só faço propagação de orquídeas assim: inspire-se nestes 6 métodos

Todo amante de flores provavelmente tem uma ou mais orquídeas em casa. Assim como muitas outras plantas, a orquídea pode ser enraizada a partir do caule ou da folha. Existem alguns métodos comuns para fazer isso. Vamos dar uma olhada nos mais incomuns…

Nenhum livro fala sobre eles e os funcionários de floriculturas provavelmente não saberão como fazê-lo corretamente. Os métodos a seguir funcionam 100%!

Esponja

Para este método, você precisará do caule da planta, uma esponja e um recipiente. Passe mel no corte do caule. O mel é considerado um estimulante natural de crescimento das plantas. Faça um pequeno corte no centro da esponja e insira a ponta do caule.

Coloque a esponja no fundo do recipiente, encha-a com água até cobri-la completamente. Deixe agir por 10-12 dias. Durante esse período, as raízes devem começar a aparecer.

Batatas

Um novo sistema radicular pode se desenvolver nas folhas. Tente enraizá-las em batatas. Este método já se mostrou eficaz com rosas. Devido ao alto teor de amido, ácidos, nutrientes e umidade, a planta recebe tudo o que precisa para um enraizamento bem-sucedido.

Faça pequenos cortes nas batatas e insira nelas as folhas recém-cortadas. Coloque as batatas em um recipiente e cubra com musgo úmido. Borrife água do pulverizador conforme necessário. O musgo retém bem a umidade. Os resultados devem aparecer em 10-12 dias.

Banana

O princípio é o mesmo do método anterior. Em vez de batatas, use metade de uma banana. Insira o caule cortado na polpa da banana, cubra-a com musgo e aguarde cerca de 2 semanas. Depois, replante as mudas em um vaso comum.

Imitação do ambiente natural

Tente criar um ambiente para a planta que se assemelhe ao encontrado nas florestas tropicais. Divida o caule em 3 partes e trate os cortes com carvão ativado.

Prepare 3 estacas finas, faça um pequeno furo em cada uma no topo. Amarre uma parte do caule a cada estaca e cubra-as com uma camada de fibra de coco e musgo úmido.

Pendure as estacas em um local ensolarado, protegido da luz solar direta. Monitore a umidade no musgo e borrife regularmente com água do pulverizador. As raízes devem aparecer em 12-14 dias.

“Terapia de Choque”

Toda planta que sente perigo tenta enraizar o mais rápido possível. Para testar essa teoria com uma orquídea, corte algumas de suas folhas. Leve água em uma panela para ferver e segure as folhas sobre o vapor por 3-5 segundos.

Prepare previamente um recipiente com água fria. Coloque as folhas na meia-calça e faça pequenos cortes nela. Insira as folhas vaporizadas nos buracos. Verifique-as após 10-15 dias.

Cera

Aplique uma gota de cera derretida no corte do caule para selá-lo. Coloque várias estacas preparadas dessa forma em um vaso largo cheio de musgo úmido. Cubra com filme plástico e deixe agir por 10 dias. Não esqueça de arejar o ambiente regularmente. Borrife ocasionalmente o musgo com água do pulverizador.

O enraizamento da orquídea não apenas ajuda a cultivar novas plantas, mas também pode salvá-la de um destino sombrio. Às vezes, as flores internas são atacadas por parasitas ou diferentes doenças. Esses são métodos que podem ajudar, mas cabe a você escolher qual usar.

Deixe um comentário